SØREN KIERKEGAARD A MEDIAÇÃO E O PARADOXO DO “SALTO DA FÉ”
Resumo
Estas reflexões têm como objetivo principal analisar o paradoxo do "salto da fé" na filosofia de Kierkegaard e, mais especificamente, na obra intitulada: Temor e tremor (1843). Este paradoxo, o teólogo o situa naquilo que ele denomina o “estágio religioso” que, à diferença dos estágios estético e ético, é infenso a todo argumento e a toda mediação racional. Esta é a razão pela qual, depois de apresentar uma breve visão do paradoxo na filosofia e na teologia, eu procederei a uma análise deste conceito em Kierkegaard ligando-o mais precisamente à doutrina do “salto da fé”. Ao mesmo tempo, enfatizarei a impossibilidade de se definir o paradoxo, dado que ele escapa a toda tentativa de compreensão lógica, discursiva, racional. Isto se verifica particularmente em Temor e tremor, onde Abraão é mostrado como o "cavaleiro solitário da fé" que, à diferença do herói trágico, não recorre a nenhuma mediação ou explicação de caráter lógico, mas simplesmente caminha com uma única determinação: responder ao comando divino e, portanto, realizar a empresa absurda de sacrificar seu próprio filho, Isaac.Referências
ALMEIDA, Rogério Miranda de. L’au-delà du plaisir: Une lecture de Nietzsche et Freud. Lille: Université de Lille III, 1997.
__________. Nietzsche e Freud: eterno retorno e compulsão à repetição. São Paulo: Loyola, 2005.
ARISTÓTLES. On Sophistical Refutations. Cambridge: Harvard University Press, 1955.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 1973.
CUSA, Nicolau de. La dotta ignoranza. Roma: Città Nuova, 1998.
DIÓGENES LAÉRCIO. Lives of Eminent Philosophers. 2 v. Cambridge: Harvard University Press, 1958.
DIONÍSIO AREOPAGITA. Teologia mistica. In Tutte le opere. Milano: Rusconi, 1999.
ECKHART, Mestre. Deutsche Predigten und Traktate. München: Diogenes, 1979.
KIERKEGAARD, Søren. Crainte et tremblement. Paris: Aubier, 1984.
__________. La Reprise. Paris: Flammarion, 1990.
__________. Philosophical Fragments. Princeton: Princeton University Press, 1987.
LETENSKI, Irineu. O paradoxo do entre-dois no nascimento do pensamento cristão. 2016. 245 p. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016. Número de chamada: T 100 L646p 2016.
PASCAL, Blaise. Pensées. Paris: Garnier, 1964.
PLATÃO. Gorgias. Paris: GF Flammarion, 2007.
RADICE, Roberto (editor). Stoici antichi: Tutti i frammenti. Milano: Bompiani, 2006.
SÊNECA. Lettere a Lucilio, 2 v. Milano: Biblioteca Universale Rizzoli, 2004.
TERTULIANO. La carne di Cristo. In Opere Dottrinali, 3/2.a. Roma: Città Nuova, 2010.
TILLICH, P. A History of Christian Thought: From Its Judaic and Hellenistic Origins to Existentialism. New York: A Touchstone Book, 1968.
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)