Apresentação: HANS JONAS E A BIOÉTICA
Resumo
No âmbito da pesquisa em Filosofia, tanto no Brasil como também no exterior, o pensamento de Hans Jonas continua sendo objeto de investigações, bem como de debates, em eventos de maior ou menor abrangência, dedicados aos mais diversos aspectos de sua obra. Um destes aspectos é a relação de sua ética da responsabilidade com questões práticas no âmbito da pesquisa em medicina e nas demais áreas das ciências naturais. Neste sentido, também no campo da bioética é possível refletir filosoficamente a partir dos argumentos de Hans Jonas em torno de determinados problemas como manipulação genética, melhoramento humano, eutanásia e temas afins.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)