SOBRE A DIGNIDADE
Resumo
O objetivo do texto foi abordar o tema partindo dos conceitos de dignidade humana propostos por Pico della Mirandola, Immanuel Kant e Hans Jonas, buscando esboçar uma concepção ampliada de dignidade, sem a circunscrita qualificação de humana; visando expandir seus limites além do antropocentrismo, seguindo o trajeto sugerido por Jonas em distintos momentos de sua obra. Admite-se, porém, que, dado o seu caráter arriscado e ainda incipiente, talvez o empreendimento não tenha alcançado seu objetivo. Mesmo assim, com sua publicação, espera-se expor a ideia às críticas que possam aperfeiçoá-la ou, caso isso não seja possível, demonstrar a sua inviabilidade. O texto é, portanto, um convite aberto ao saudável exercício do debate filosófico.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)