“Prudentia non tamen est virtus quam auriga virtutum” O Tratado sobre a Prudência de Alberto Magno e seus desafios na era da globalização

Palavras-chave: Alberto Magno, Prudência, Ética, Intelecto.

Resumo

O artigo visa apresentar a tradução em português do tratado De Prudentia realizado pelo autor. Para tanto, em primeiro lugar são delineados os traços principais da doutrina moral do bispo de Regensburg e seu elo com a psicologia, destacando seus aspectos inovadores e peculiares: a questão da alma como forma substancial e a questão do intelecto. Em segundo lugar, são apresentadas as obras morais do dominicano alemão, o Tratado sobre a natureza do bem e o Tratado Sobre o bem. Em terceito lugar é feita uma análise pormenorizada do tratado De Prudentia e, enfim, serão indicados alguns desafios que esta virtude lança na era da globalização.

Biografia do Autor

Matteo Raschietti, Universidade Federal do ABC
Nasci em Vicenza, Itália, em 1968. Desde 1991 estou no Brasil onde tenho estudado teologia (Faculdade Nsa, Sra, da Assunção, de 1992 a 1994), filosofia (Unicamp, de 1998 a 2008) onde fiz graduação, mestrado e doutorado. Desde 2015 so Professor Adjunto de História da Filosofia Medieval na UFABC.
Publicado
2021-02-14
Seção
Artigos