A natureza das mudanças na biologia evolutiva contemporânea: Síntese Evolutiva Estendida?

  • Claudio Ricardo Martins dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leonardo Augusto Luvison Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Filosofia e História da Biologia, Teoria da Evolução, Síntese Evolutiva, Síntese Evolutiva Estendida, Mudança Científica.

Resumo

A chamada Síntese Evolutiva (SE), formulada entre os anos 1920 e 1940, constitui o quadro interpretativo dominante na biologia evolutiva atual. A proposta mais bem articulada, teórica e institucionalmente, de uma mudança nesse quadro, denomina-se Síntese Evolutiva Estendida (SEE). Nosso principal objetivo será apresentar e desenvolver as seguintes objeções à SEE: (I) apesar de se declarar como uma “extensão” da SE, a SEE reinterpreta processos evolutivos, reformula sua rede conceitual e modifica pressupostos centrais da SE. Portanto, a diferença entre SEE e SE não deveria ser descrita como uma relação conjunto-subconjunto (isto é, como uma “extensão”); (II) apesar de se declarar como uma “síntese”, a SEE leva, pelo menos em curto prazo, a um pluralismo de abordagens na biologia evolutiva. Portanto, a SEE não deveria ser descrita como uma síntese, mas como um quadro interpretativo amplo e plural que abarca diferentes abordagens. Essas objeções não são direcionadas às mudanças propostas, mas à interpretação dessas mudanças como uma “síntese estendida” do quadro evolutivo anterior. Com base nessas objeções, formularemos três hipóteses para explicar o uso do termo “síntese estendida” entre os seus proponentes.

Biografia do Autor

Claudio Ricardo Martins dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biólogo (UFRGS), mestre em Ecologia (UFRGS) e doutorando em Filosofia (UFRGS). Tem a Filosofia da Ciência como tema de investigação no doutorado.
Leonardo Augusto Luvison Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biólogo (UFRGS), mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRGS) e doutorando em Educação (UFRGS). Tem a Filosofia e História da Biologia como tema de investigação no doutorado, com direcionamento para o ensino de Biologia.

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Publicado
2020-06-19
Seção
Artigos