A natureza das mudanças na biologia evolutiva contemporânea: Síntese Evolutiva Estendida?

  • Claudio Ricardo Martins dos Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Leonardo Augusto Luvison Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Palavras-chave: Filosofia e História da Biologia, Teoria da Evolução, Síntese Evolutiva, Síntese Evolutiva Estendida, Mudança Científica.

Resumo

A chamada Síntese Evolutiva (SE), formulada entre os anos 1920 e 1940, constitui o quadro interpretativo dominante na biologia evolutiva atual. A proposta mais bem articulada, teórica e institucionalmente, de uma mudança nesse quadro, denomina-se Síntese Evolutiva Estendida (SEE). Nosso principal objetivo será apresentar e desenvolver as seguintes objeções à SEE: (I) apesar de se declarar como uma “extensão” da SE, a SEE reinterpreta processos evolutivos, reformula sua rede conceitual e modifica pressupostos centrais da SE. Portanto, a diferença entre SEE e SE não deveria ser descrita como uma relação conjunto-subconjunto (isto é, como uma “extensão”); (II) apesar de se declarar como uma “síntese”, a SEE leva, pelo menos em curto prazo, a um pluralismo de abordagens na biologia evolutiva. Portanto, a SEE não deveria ser descrita como uma síntese, mas como um quadro interpretativo amplo e plural que abarca diferentes abordagens. Essas objeções não são direcionadas às mudanças propostas, mas à interpretação dessas mudanças como uma “síntese estendida” do quadro evolutivo anterior. Com base nessas objeções, formularemos três hipóteses para explicar o uso do termo “síntese estendida” entre os seus proponentes.

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Biografia do Autor

Claudio Ricardo Martins dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biólogo (UFRGS), mestre em Ecologia (UFRGS) e doutorando em Filosofia (UFRGS). Tem a Filosofia da Ciência como tema de investigação no doutorado.
Leonardo Augusto Luvison Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Biólogo (UFRGS), mestre em Genética e Biologia Molecular (UFRGS) e doutorando em Educação (UFRGS). Tem a Filosofia e História da Biologia como tema de investigação no doutorado, com direcionamento para o ensino de Biologia.

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Publicado
2020-06-19
Seção
Artigos