ÉTICA NO PLURAL: UMA BIOÉTICA REFLEXIVA ATRAVESSADA NA “PEQUENA ÉTICA” DE PAUL RICOEUR
Resumo
Este artigo tem o objetivo de percorrer a reflexão do pensamento ético de Paul Ricoeur através da sua “pequena ética” orientada para uma concepção de bioética. A questão fundamental desta abordagem ética será o seguinte: como resolver os conflitos provocados pelos hard cases? Tomaremos como materialidade textual as obras de Paul Ricoeur: O Si-Mesmo como Outro (2014) e O Justo II (2008). E dela os conceitos de estima de si, solicitude e cuidado atravessados neste estudo como visada para uma deliberação sensata à luz da sabedoria prática. O caráter insubstituível da escuta, cerne da solicitude, articula uma investigação de cunho reflexivo da bioética. Este texto estabelece uma relação entre ética e hermenêutica, a partir das tensões e mediações produzidos pelo formalismo deontológico, quando remetida da moral à ética, assim como uma ética revisitada pela norma com propósito de se inscrever como juízo moral na ética médica terapêutica.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)