Can constructive empiricists believe in exoplanets too?
Resumo
Bas van Fraassen defende que a verdadeira função dos instrumentos óticos é produzir imagens. Ainda assim, o produto de um telescópio seria diferente daquele de um microscópio, pois nesse segundo caso não é possível investigar empiricamente as relações geométricas entre o observador, a imagem e a entidade detectada, enquanto no primeiro o é – pelo menos em princípio. Neste trabalho afirmo não ser esse um argumento forte o suficiente para suportar a crença na existência de exoplanetas; a qual, de acordo com van Fraassen, é acarretada pela aceitação de uma teoria que postule essas entidades. Caso um empirista construtivo sancione a adequação empírica de uma teoria como essa, ele poderia estar se utilizando de argumentos tipicamente realistas – exatamente do mesmo tipo daqueles usados para defender a veracidade das imagens microscópicas. Talvez tenha chegado a hora de van Fraassen explicar a sua visão acerca dos telescópios.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)