THE VENICE OF MAQUIAVEL AND SHAKESPEARE: FROM CLASSICAL REPUBLICANISM TO THE MODERN IDEAL OF LIBERTY
Resumo
A intenção deste breve artigo é demonstrar, através das análises maquiaveliana e shakespeariana, mediadas pela obra deste último, “O Mercador de Veneza”, o contraste entre a concepção republicana clássica e o moderno ideal político de liberdade. Tomaremos como bitola as ideias de pertença social (religião, reconhecimento social); constituição legal de direitos (liberdade individual), buscando compreender como tais aspectos se constroem nas representações da cidade de Veneza por parte dos dois autores. Para tal empreendimento, será necessário compreender o entendimento maquiaveliano sobre as estruturas políticas e sociais que fundaram e sustentaram a Veneza de seu tempo. Em seguida, compreender o cenário no qual Shakespeare vê a Veneza de sua era, analisando sua obra mencionada. Por fim, buscaremos demonstrar como se pode extrair desta intricada aproximação subsídios para se pensar o contraste entre os traços de um pensamento republicano clássico e os pontos incipientes de uma moderna concepção de liberdade individual.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)