Alguns Elementos Conceituais para uma Teoria das Relações entre Pensamentos e Ações
Resumo
Este trabalho reúne alguns elementos para o exame crítico e a formulação de uma teoria das relações entre pensamentos e ações; em particular, elementos respeitantes aos próprios conceitos de pensamento e ação. O trabalho está estruturado em três partes, na primeira das quais(i) saliento especificidades das ações e várias características que elas partilham com outras formas de comportamento (tais como os reflexos). Na segunda parte, (ii) ressalto a diversidade de sentidos que o conceito de pensamento possui e algumas de suas respectivas particularidades e interfaces. Na seção final, (iii) aponto, como corolários de (i) e (ii), alguns equívocos conceituais que devem ser evitados na formulação de uma teoria das relações entre pensamentos e ações.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)