Análise e autonomia da lógica no primeiro Wittgenstein
Resumo
O objetivo desse trabalho é investigar a gênese do conceito de análise e sua relação com a autonomia da lógica no primeiro Wittgenstein. Em primeiro lugar, essa relação é explorada no Tractatus Logico-Philosophicus (1921), em que o conceito de análise se apresenta de modo definitivo para este período da filosofia de Wittgenstein. Em segundo lugar, examina-se como a possibilidade de uma análise completa das proposições usuais caracteriza uma dificuldade para a autonomia da lógica no início dos Notebooks (1914-1916) e em algumas passagensdas Notes on Logic (1913)e das Notes dictated to Moore in Norway (1914): como pode existir uma análise completa das proposições sem que a lógica deixe de ser autônoma? Para solucionar esse problema, os Notebooks exploram uma alternativa completamente estranha aos outros textos do primeiro período da filosofia de Wittgenstein, a alternativa de compreender o sentido pleno das proposições usuais sem recorrer à análise. Por fim, mostra-se que nas anotações entre os anos de 1913-1916 é possível identificar a gênese do conceito de análise e de sua relação com a autonomia da lógica tal como apresentados no Tractatus.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)