A CRÍTICA COMUNITARISTA DO LIBERALISMO E A EDUCAÇÃO EM WALZER

Palavras-chave: Comunitarismo, Liberalismo, Igualdade Complexa, Educação Democrática, Cidadania.

Resumo

Pretende-se discutir a crítica comunitarista do liberalismo e a educação, como expressão desse pensamento, em Walzer. Com esse propósito, o texto é articulado em três momentos: inicialmente, aborda-se o modo como Walzer entende a crítica comunitarista do liberalismo, isto é, como um corretivo cujo propósito principal não é a destruição da visão liberal; em seguida, explicita-se a teoria da igualdade complexa e a sua vinculação com o comunitarismo, de tal modo a se compreender que cada esfera de justiça tem seus critérios próprios de distribuição dos bens sociais; finalmente, discorre-se sobre a educação como uma esfera de justiça responsável pelos bens educacionais, assim como um elemento crucial, como educação democrática, para o desenvolvimento da cidadania. Como se defenderá, Walzer rejeita um modelo ideal e abstrato de educação, descolado do modo como os diferentes grupos étnico-culturais se compreendem e que é determinado por critérios econômicos, o que, por sua vez, encontra latente no liberalismo.

Biografia do Autor

Marcos Rohling, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Videira.
Doutor em Educação (UFSC), Mestre em Filosofia (UFSC), Graduado em Filosofia (UFSC), Graduando em Direito (UNOESC) e Professor de Filosofia e Ciência Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), Campus Videira.

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Publicado
2020-04-21
Seção
Artigos