Gênese e estrutura do Fio da Meada: Um panorama da obra de Paulo Arantes

  • Pedro Rocha de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Palavras-chave: Arantes, obras, gênese, estrutura.

Resumo

No presente texto procuramos apresentar um panorama da obra de Paulo Arantes analisando os pontos de contato entre sete de suas principais obras: Ressentimento da dialética, Sentimento de dialética, O fio da meada, Zero à esquerda, Extinção, O novo tempo do mundo e Um departamento francês de ultramar. Procurando ressaltar a preocupação fundamental que alinhava a diversidade temática dessas obras, nos esforçamos em reconstruir a argumentação de Arantes, em especial na medida que lida com o problema dos limites da modernização capitalista, a relação entre esses limites e a racionalidade moderna, e a bizarra sobrevida civilizacional para além deles. Esse tríplice problema é várias vezes recolocado na obra de Arantes, na medida que a atenção do autor oscila entre sua manifestação na periferia mundial e nas metrópoles capitalistas.

Biografia do Autor

Pedro Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO
Professor Associado, Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Publicado
2022-05-17
Seção
Artigos