“Συλλογισμος” tem dois significados nos Analíticos?
Resumo
A tese de que o termo “συλλογισμός” pode significar, ao menos em suas ocorrências nos Analíticos, ora um argumento silogístico em sua totalidade, ora a conclusão desse argumento, recebe significativo apoio dos intérpretes. Neste artigo mostro que as evidências a favor dessa tese são frágeis e que “συλλογισμός” não sofre variação semântica nos Analíticos. Defendo que esse termo não designa um modelo ou esquema de inferência, mas um tipo de ato pelo qual a conclusão é obtida a partir das premissas.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)