CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTATUTO DOS CURSOS NO CORPUS BERGSONIANO
Resumo
Neste artigo procuramos apresentar um panorama da publicação dos cursos do filósofo francês Henri Bergson, iniciada ao final da década de 1980 e ainda inconclusa, e de algumas questões filológicas, metodológicas e hermenêuticas suscitadas por esse material. Em primeiro lugar, fazemos uma breve apresentação da obra publicada e autorizada por Bergson, bem como de sua trajetória enquanto docente. Em seguida, recenseamos todas as publicações dos cursos em língua francesa e discutimos alguns dos problemas filológicos já detectados. Na sequência, abordamos questões como a problemática da autoria dos textos, a suposta impessoalidade do ensino de Bergson, a sua articulação entre pesquisa e ensino, dentre outras. Por fim, apresentamos diferentes visões a respeito da relevância filosófica e das possibilidades de uso desse material.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)