CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ESTATUTO DOS CURSOS NO CORPUS BERGSONIANO

  • Henrique Fróes PPG-μ Universidade de Brasília
  • Evaldo Sampaio Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: Henri Bergson, cursos de Bergson, obras de Bergson, ensino de Filosofia.

Resumo

Neste artigo procuramos apresentar um panorama da publicação dos cursos do filósofo francês Henri Bergson, iniciada ao final da década de 1980 e ainda inconclusa, e de algumas questões filológicas, metodológicas e hermenêuticas suscitadas por esse material. Em primeiro lugar, fazemos uma breve apresentação da obra publicada e autorizada por Bergson, bem como de sua trajetória enquanto docente. Em seguida, recenseamos todas as publicações dos cursos em língua francesa e discutimos alguns dos problemas filológicos já detectados. Na sequência, abordamos questões como a problemática da autoria dos textos, a suposta impessoalidade do ensino de Bergson, a sua articulação entre pesquisa e ensino, dentre outras. Por fim, apresentamos diferentes visões a respeito da relevância filosófica e das possibilidades de uso desse material.

Biografia do Autor

Henrique Fróes, PPG-μ Universidade de Brasília
Doutorando em Metafísica pela Universidade de Brasília. É mestre em Metafísica e em Psicologia Clínica e Cultura, ambos pela UnB.
Publicado
2022-10-20
Edição
Seção
Artigos