O ALTRUÍSMO EFICAZ DE PETER SINGER APLICADO NA PREVENÇÃO DE DESASTRES E CRISES HUMANITÁRIAS
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar o “altruísmo eficaz” aplicado em desastres e crises humanitárias. Peter Singer desenvolve essa abordagem tendo em vista a pobreza absoluta. Neste trabalho, no entanto, busca-se ampliar esse escopo para outros problemas compreendidos a partir do conceito de desastres e crises humanitárias. O artigo é dividido em três partes. Primeiramente, são apresentados os conceitos centrais desta pesquisa: desastre, crise humanitária e altruísmo eficaz. Em seguida, é analisado como algumas propensões da natureza humana limitam ou impedem o altruísmo. Essa parte descreve alguns fatores da psicologia humana sobre como desastres e crises humanitárias são percebidas. Na última parte, o artigo desenvolve uma perspectiva mais prescritiva, isto é, analisando o que deve ser feito para potencializar atos altruístas e ampliar a cultura da doação de dinheiro. Isso parte da concepção de que a ética é uma superação das tendências naturais do ser humano, evitando, assim, o naturalismo na ética. O artigo analisa como o altruísmo eficaz está fundamentado no utilitarismo e que ele deve ser praticado na prevenção e diminuição dos riscos de desastres e crises humanitárias, pois isso exige menos custos e geram resultados melhores no alívio do sofrimento das vítimas e na proteção da vida.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)