O MELHOR DOS TEMPERAMENTOS POSSÍVEIS: A MÚSICA SPECULATIVA DE LEIBNIZ

Palavras-chave: Leibniz, metafísica, estética musical, harmonia, temperamento.

Resumo

Este trabalho investiga os aspectos fundamentais do pensamento de Leibniz acerca da música. A partir de uma análise da tese leibniziana de que a recepção estética do fenômeno musical consiste em um exercício oculto ou inconsciente da aritmética, identificam-se dois pressupostos à luz dos quais é possível traçar as linhas gerais da concepção do autor sobre o tema. De posse dessa caracterização geral, busca-se determinar de modo mais preciso a posição de Leibniz sobre a música no que diz respeito à questão do temperamento. Sustenta-se, a partir de evidências textuais e a despeito de uma interpretação tradicional, que não pode ser atribuída ao autor uma posição puramente racionalista, vinculada ao pitagorismo, e que algumas de suas teses sobre o tema o aproximam de um empirismo musical.

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Biografia do Autor

Fabrício Fortes, Universidade Federal da Bahia / Doutor em Filosofia (egresso)
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Foi professor auxiliar dos Departamentos de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal da Fronteira Sul. Realizou estágio pós-doutoral junto ao Institut d’Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França).
Publicado
2022-10-20
Seção
Artigos