O MELHOR DOS TEMPERAMENTOS POSSÍVEIS: A MÚSICA SPECULATIVA DE LEIBNIZ
Resumo
Este trabalho investiga os aspectos fundamentais do pensamento de Leibniz acerca da música. A partir de uma análise da tese leibniziana de que a recepção estética do fenômeno musical consiste em um exercício oculto ou inconsciente da aritmética, identificam-se dois pressupostos à luz dos quais é possível traçar as linhas gerais da concepção do autor sobre o tema. De posse dessa caracterização geral, busca-se determinar de modo mais preciso a posição de Leibniz sobre a música no que diz respeito à questão do temperamento. Sustenta-se, a partir de evidências textuais e a despeito de uma interpretação tradicional, que não pode ser atribuída ao autor uma posição puramente racionalista, vinculada ao pitagorismo, e que algumas de suas teses sobre o tema o aproximam de um empirismo musical.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)