ROBUST ETHICAL REALISM AND THE MORAL COINCIDENCE PROBLEM
Resumo
Eu apresento uma objeção do realismo ético robusto – a tese de que há fatos morais independentes de nós e dotados de relevância normativa. Argumento que se combinamos o realismo ético robusto com uma concepção tradicional da moralidade, segundo a qual pessoas são especialmente importantes do ponto de vista moral, o resultado é uma coincidência extraordinária entre o conteúdo de fatos normativos e o tipo se ser que de fato existe. De um lado, os fatos normativos destacam pessoas como um tipo de ser especialmente importante e, por outro lado, acontece de pessoas existirem. Essa correspondência é uma coincidência porque, de acordo com o realismo ético robusto, fatos normativos não podem explicar porque há pessoas e o fato de que há pessoas não pode explicar porque os fatos normativos são o que são. Na medida em que compromisso com coincidências inexplicáveis conta contra uma tese, o realismo ético robusto enfrenta um problema. Embora existem semelhanças importantes entre essa objeção e outras objeções ao realismo normativo que também apelam a coincidências extraordinárias (como o argumento evolucionário de Street e o argumento da coincidência cósmica de Bedke), argumento que a coincidência moral representa um problema diferente para o realismo ético robusto.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)