SUBDETERMINAÇÃO E FECHO EPISTÊMICO: UM ENSAIO EM BUSCA DO ARGUMENTO CÉTICO FUNDAMENTAL

  • Samuel Vicente Basso Cibils Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Vinícius Felipe Posselt Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Subdeterminação, fecho epistêmico, ceticismo, justificação epistêmica.

Resumo

A discussão contemporânea sobre ceticismo radical – a categoria de ceticismo que defende a tese de que conhecimento é impossível – é apresentada em dois diferentes argumentos: argumentos céticos do fecho epistêmico (AFE) e da subdeterminação epistêmica (ASE).1 Pretendemos, inicialmente, descrever como é construído o paradoxo cético. Em seguida, como as duas classes de argumento estão relacionadas aos princípios de subdeterminação e fecho epistêmico (ou fecho do conhecimento). E, por último, será apresentada a prova lógica que mostra que AFE implica ASE e não o contrário; seguiremos as etapas de prova apresentadas por Duncan Pritchard (2005), no intuito de reforçar alguns aspectos com respeito à estrutura do argumento cético para a tese de que ASE é o argumento padrão do ceticismo radical.

Biografia do Autor

Samuel Vicente Basso Cibils, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutorando em filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com subsídio parcial da CAPES. Mestre em Filosofia e bolsista CNPq no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui graduação em Filosofia licenciatura (2013) e bacharelado (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas áreas de pesquisa estão concentradas em lógica e epistemologia. Sua linha de pesquisa está vinculada à epistemologia com ênfase em teorias sobre a racionalidade e normatividade da lógica. Seus interesses são em epistemologia tradicional/formal, lógica, e filosofia da religião. Também é pós-graduado latu sensu em Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é professor de filosofia na educação básica na Escola de Aplicação da Universidade Feevale (2020).
Vinícius Felipe Posselt, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Mestrando em Filosofia pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Filosofia pela PUCRS, e técnico em Informática pelo Colégio Cenecista Felipe Tiago Gomes (2015).
Publicado
2022-08-01
Seção
Artigos