Uma renovação filosófica
Resumo
Que condições lógicas, cosmológicas e práticas são exigidas para pensarmos a viabilidade histórica de um projeto de autonomia social? Tal pergunta mobiliza, inegavelmente e de pronto, a tradição do pensamento e implica, nessa medida, a superação dos impasses que essa tradição perpetuou. Tal foi o projeto filosófico original construído por Castoriadis desde o início dos anos 1960. Tendo em conta as exigências – e limites críticos – desse projeto Vincent Descombes procura, no presente artigo, discutir as principais contribuições deste exigente pensamento para a filosofia e a teoria política, mas também para a compreensão do nosso presente e da epistemologia do conhecimento contemporâneo.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)