DEMOCRATIE COMME FORME DE VIE VERSUS DEMOCRATIE COMME REGIME: UNE FAUSSE ANTINOMIE?
Resumo
Para alguns, o abandono por parte de Castoriadis, no início dos anos 1970, da ideia de que o proletariado, como “classe”, seria o agente da revolução socialista, teria marcado o fim da sua filosofia militante e uma guinada a uma atividade estritamente intelectual. Contrariamente a essa crítica, Castoriadis redefinirá, a partir dos anos 1980, o campo e o objeto revolucionário como projeto de autonomia, no qual incluirá a prática pedagógica e psicanalítica. É a partir desse solo que o filósofo pensará a possibilidade de uma instituição social da autonomia, o qual encontra, como sua condição de possibilidade histórica, a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática. Explicitar os fundamentos desse projeto prático-poiético é o que pretende a autora nesse artigo.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
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