SOBRE ALGUMAS REPERCUSSÕES DA ONTOLOGIA DO SOCIAL-HISTÓRICO DE CASTORIADIS PARA A TEORIA SOCIOLÓGICA
Resumo
O artigo é uma exposição de alguns dos fundamentos da compreensão do social-histórico por Cornelius Castoriadis, orientada por uma perspectiva teórico-sociológica. Procuro pensar em que sentidos pode a consideração da ontologia social de Castoriadis nos ajudar a repensar, e eventualmente reconfigurar, o domínio da reflexão teórico-social sobre o mundo. Ao mesmo tempo, procura-se medir o alcance do reordenamento que os pressupostos dessa ontologia implicam para o nível pressuposicional – elementos ontológicos, epistemológicos e metodológicos – e teórico – categorias, conceitos e enunciados gerais – na sociologia. Ao construir a sua compreensão do histórico-social, Castoriadis não só postulou uma nova forma de inteligibilidade, como também se deparou com a necessidade de pensar transições, como as passagens da interioridade monádica à intersubjetividade social primária (do ser ao social), e desta às configurações histórico-sociais estabilizadas (do social à sociedade), dessa maneira aproximando-se de alguns topoi e alguns dos níveis de teorização que compõem àquilo que chamamos de teoria sociológica. O texto encerra, programaticamente, com alguns desafios que o pensamento de Castoriadis lega à reflexão teórico-social sobre o mundo.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)