Arendt e o “chamado do aufklärung”
Resumo
Em pleno século XXI ainda se pode (ou talvez seja imperioso) colocar a pergunta que Kant expôs no século XVIII: “vivemos atualmente numa época esclarecida?”. Para balizar as possíveis respostas, o pensamento Político de Hannah Arendt (1906-1975) possui acepções que auxiliam nesta reflexão. Segundo ela, a irreflexão, o não-pensar, permitem que ações más ocorram. E isso continua a acontecer nos mais diversos momentos: quando é negada a importância da Ciência e de seus produtos (as vacinas, por exemplo); ou ao serem divulgadas notícias falsas (Fake news), entre outras. No contexto atual, então, ainda é necessário um esforço para tornar-se esclarecido, autônomo e responsável, visando a um mundo mais humano e íntegro.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)