A MODALIDADE PRÉ-TEÓRICA DA DOAÇÃO DO UMWELT NA PRELEÇÃO DO SEMESTRE EMERGENCIAL, POR MOTIVO DA GUERRA DE 1919, DE MARTIN HEIDEGGER (GA 56/57)

  • Bento Silva Santos

Resumo

O artigo examina a ideia da filosofia com base no questionamento sobre a esfera pré-teorética
da vivência do mundo do entorno (Umwelterlebnis) na segunda parte da preleção acadêmica intitulada
“A ideia da filosofia e o problema da visão de mundo” de 1919 (GA 56/57, p. 63-76). Após desqualificar,
na primeira parte da preleção, a teleologia crítica dos neokantianos da Escola de Baden a partir da
necessidade de interrogar o que é dado quando se fala justamente de doação (material ou ideal nessa
doutrina), Martin Heidegger privilegia o Umwelt como esfera apreendida com base em uma “ciência préteórica originaria”. Examinando, fenomenologicamente, as vivências da pergunta (Frageerlebnis), da
cátedra (Kathedererlebnis) e destacando o caráter de apropriação (Ereignis) de tais vivências (§§ 13, 14,
15 do curso em questão), Heidegger preserva o caráter mundanizante ao verbalizar o substantivo Welt
(“es weltet”) no exemplo da vivência da cátedra. Assim procedendo, ele rompe com o primado do
teorético (isto é, com a relação entre percepção e conhecimento) em favor da dimensão da
“significatividade” da qual parte com o objetivo de pleitear nesse período uma ciência não teórica para
entender o ver fenomenológico como um “compreender intuitivamente” ou como uma “intuição
hermenêutica”.

Publicado
2023-06-13
Seção
Artigos