A MODALIDADE PRÉ-TEÓRICA DA DOAÇÃO DO UMWELT NA PRELEÇÃO DO SEMESTRE EMERGENCIAL, POR MOTIVO DA GUERRA DE 1919, DE MARTIN HEIDEGGER (GA 56/57)
Resumo
O artigo examina a ideia da filosofia com base no questionamento sobre a esfera pré-teoréticada vivência do mundo do entorno (Umwelterlebnis) na segunda parte da preleção acadêmica intitulada“A ideia da filosofia e o problema da visão de mundo” de 1919 (GA 56/57, p. 63-76). Após desqualificar,na primeira parte da preleção, a teleologia crítica dos neokantianos da Escola de Baden a partir danecessidade de interrogar o que é dado quando se fala justamente de doação (material ou ideal nessadoutrina), Martin Heidegger privilegia o Umwelt como esfera apreendida com base em uma “ciência préteórica originaria”. Examinando, fenomenologicamente, as vivências da pergunta (Frageerlebnis), dacátedra (Kathedererlebnis) e destacando o caráter de apropriação (Ereignis) de tais vivências (§§ 13, 14,15 do curso em questão), Heidegger preserva o caráter mundanizante ao verbalizar o substantivo Welt(“es weltet”) no exemplo da vivência da cátedra. Assim procedendo, ele rompe com o primado doteorético (isto é, com a relação entre percepção e conhecimento) em favor da dimensão da“significatividade” da qual parte com o objetivo de pleitear nesse período uma ciência não teórica paraentender o ver fenomenológico como um “compreender intuitivamente” ou como uma “intuiçãohermenêutica”.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)