QUENTIN MEILLASSOUX E SLAVOJ ŽIŽEK. A QUESTÃO DE DEUS EM DEBATE
Resumo
O presente artigo tem em vista um tema recorrente na obra de Quentin Meillassoux que é aforma como o filósofo francês vincula o correlacionismo à uma posição chamada por ele de fideísta. Ouseja, para Meillassoux, o correlacionismo seria, em última instância, fideísta, e levaria à interdição tantodo ateísmo quanto do teísmo, aquele deixando de ser um problema ontológico e se transformando emum problema social. Quentin Meillassoux propõe procura explicitar o tema de Deus em algumas obras,tais como o livro After Finitude: An Essay on the Necessity of Contingency (2008) em que o problema seevidencia de forma mais nítida. O seu texto Spectral Dilemma (2008) também trabalha a questão, eainda também em textos mais antigos como Potentiality and Virtuality (2007). Ao mesmo tempo o artigocompara a proposta pós-ateia de Meillassoux com a proposta ateia do filósofo esloveno Slavoj Žižek quetem como pressuposto básico a noção de que o cristianismo seria em seu núcleo básico uma religiãoateia, pois seria a religião em que Deus morre. contrapondo os dois pensadores.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)