A LINGUAGEM ALÉM DA METAFÍSICA
UMA QUESTÃO DE INSTINTO E ESTILO EM NIETZSCHE
Resumo
Ao longo de sua trajetória intelectual, Nietzsche apresenta um persistente interesse peloproblema da linguagem, abordando sua origem terrena e sua dimensão demasiado humana, sua ligaçãoao âmbito instintivo de uma espécie animal e seu caráter artificial e plástico. O objetivo deste artigo ésugerir que tal tema relaciona-se à tentativa nietzschiana de superação da metafísica, em duas frentes.Negativamente, no reconhecimento dos limites da linguagem e da influência de certas seduçõesgramaticais em nossas concepções do que seria a estrutura fundamental do mundo. Positivamente, naelaboração de uma sintomatologia e de sua arte do estilo, elementos importantes de sua crítica dacultura e postura filosófica. Pretendemos, assim, indicar que a tematização e uso nietzschiano dalinguagem possui papel central na elaboração de sua tarefa filosófica de intervenção cultural.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)