O QUE É LÓGICA FILOSÓFICA? OU EM QUE SENTIDO A LÓGICA É FILOSÓFICA?
Resumo
Meu propósito aqui é jogar alguma luz sobre duas perguntas: “Em que sentido a lógica éfilosófica?” e “O que é lógica filosófica?”. Tomo essas duas questões como sendo coextensivas: umaresposta à uma delas é também (ou pode ser facilmente transformada em) uma resposta à outra.Tentarei trabalhar a partir de três perspectivas: uma perspectiva conceitual, uma descritiva e umaprescritiva. Sendo mais específico, tentarei responder às seguintes perguntas: (i) Em que sentido alógica pode ser tomada como filosófica? (ii) Em que sentido a lógica tem sido tomada como filosófica?(iii) Em que sentido a lógica deve ser tomada como filosófica? Para tanto, analisarei trechos pontuais decinco obras nos quais determinada significação é atribuída a expressão “lógica filosófica”. Asignificações elencadas são então objetos de análise crítica: tento avaliar quais dessas alternativas nãose sustentam como respostas satisfatórias à (iii). O resultado dessa análise é então utilizado como pontode partida para minha própria resposta à questão (iii).Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)