A RECONSTRUÇÃO RACIONAL EM EDUCAÇÃO COMO ALTERNATIVA AO DOMÍNIO DA RACIONALIDADE ESTRATÉGICA
Resumo
As reconstruções racionais da teoria do agir comunicativo exigem um procedimento que coaduna três tipos de ações: comunicativas, instrumentais e estratégicas. A desconfiança em torno das escolhas racionais recai sobre o tipo de agir estratégico. A perspectiva cognitivista alimenta um carácter lógico de tipo meio-fim. Existe o risco de o sujeito limitar-se simplesmente ao autointeresse individual, pois as escolhas podem obedecer a determinados cálculos egocêntricos. Em uma sociedade individualista, as motivações subjetivas freiam escolhas de tipo universal. No caso da educação, os cálculos racionais supõem uma orientação que exclui conteúdos de caráter obrigatório. Isso acontece, por exemplo, com os temas de história e cultura afro-brasileira e indígena, exigência presente nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O modelo monolíngue contrasta com a perspectiva reconstrutiva de Habermas. Para entender essas questões, o texto retoma o modelo de Lakatos para, então, superar os riscos da racionalidade estratégica.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)