DE LA TEORÍA CRÍTICA A LA TEORÍA CRÍTICA CONTEXTUAL
UNA LECTURA EN CLAVE INTERCULTURAL LATINOAMERICANA
Resumo
En las siguientes páginas se abordará la cuestión de la teoría crítica de cuño frankfurtiano, en términos de su comprensión como teoría crítica contextual, a partir de una lectura en clave intercultural latinoamericana. Primero se mostrará el tipo de influencia de la teoría crítica en la filosofía latinoamericana, en segundo lugar – a través de algunos trabajos de R. Salas Astraín – se abordará el carácter crítico de la filosofía latinoamericana, y en un tercer momento se avanzará la idea de un desplazamiento hacia una teoría crítica contextual.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)