IN WHAT SENSE WRONG CONCEPTIONS OF EUDAIMONIA GET AT LEAST SOME THINGS RIGHT
ON THE PURPOSE OF NICOMACHEAN ETHICS I.8
Resumo
Em uma frase de difícil entendimento, Aristóteles, em Ética a Nicômaco I.8, afirma que
proponentes de concepções equivocadas sobre a eudaimonia compreenderam, se não muitos, ao
menos alguns aspectos dela corretamente. Esse artigo tenta explicar o que essa frase significa em seu
contexto identificando o que exatamente foi dito corretamente pelos proponentes das concepções
equivocadas. Como resultado, eu defendo que Aristóteles apresenta um procedimento retórico, já que
ele estaria se esforçando para convencer pessoas recalcitrantes em relação a sua concepção de
eudaimonia.
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)