Adam Smith: sobre o governo e a jurisprudência
Resumo
Este artigo explora a integração entre economia, moral e jurisprudência nas Lectures on Jurisprudence de Adam Smith, destacando a influência da jurisprudência nas estruturas sociais e econômicas. Adam Smith é reconhecido por sua teoria da "mão invisível", que sugere uma autorregulação dos mercados por ações individuais motivadas pelo interesse próprio. No entanto, Smith enfatiza que este mecanismo depende de um sistema jurídico robusto que regula e direciona as liberdades e interesses individuais para garantir o bem coletivo. O estudo argumenta que a lei e a governança são fundamentais não apenas para a manutenção da ordem, mas como componentes essenciais que sustentam a economia de mercado, assegurando que a liberdade individual não resulte em desordem e que o interesse próprio promova benefícios sociais. Conclui-se que as Lectures on Jurisprudence fornecem insights valiosos sobre a visão de Smith de um mercado eficazmente regulado por leis justas, destacando a necessidade de um equilíbrio entre direitos individuais e eventualmente responsabilidades sociais para um desenvolvimento sustentável.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)