HEIDEGGER, MERLEAU-PONTY E A CRÍTICA ONTOFENOMENOLOGICA DA TÉCNICA

  • Ericson S. Falabretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Jelson R. de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Heidegger, Merleau-Ponty, ontofenomenologia, técnica, pensamento operatório.

Resumo

Encontrar novamente um “há” prévio, um sentido originário, por meio de um pensamento que escape das malhas da metafísica e da objetividade e que se coloque no domínio do mundo da vida: eis a proposta que aproxima a filosofia de Heidegger e de Merleau-Ponty. A partir dessa aproximação de âmbito crítico ontofenomenológico, o presente artigo analisa a técnica em sua ambivalência: tanto como pensamento operatório (que é o alvo da crítica) quanto em sua formulação originária, estabelecida no âmbito pré-reflexivo do pensamento que se pergunta sobre si mesmo. Para isso, parte-se da crítica não à técnica em si, sobre o que ela diz do ser, mas da sua hegemonia regional cuja pretensão é dizer o real em sua integralidade. O resultado de uma tal crítica, em ambos os autores, passa pela ascensão do pensamento artístico e da linguagem poética como formas de pensar o ser como ser sensível. 
Publicado
2015-01-01
Seção
Artigos