A QUESTÃO PELO HUMANO: ENTRE A TÉCNICA E A PRÁXIS
Resumo
O texto tem como propósito levantar algumas reflexões acerca do ser humano e de sua compreensão predominante de “atividade” em nossa época contemporânea sob o predomínio da ciência e da tecnologia. Também prepararemos modestamente, o ambiente a partir de onde esta questão possa adquirir sentido filosófico. Para isso nos perguntaremos pelas condições históricas e/ou metafísicas responsáveis por este predomínio. E, na base disso tudo, explicitaremos certa compreensão primária e exemplar de ser humano, a partir da qual algo como a ciência se torne visível ontologicamente sem se confundir com esclarecimentos de ordem meramente técnica e metodológica próprios destas pesquisas.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)