EVIDÊNCIAS E CIRCUNSTÂNCIAS – LUDWIG WITTGENSTEIN E A CERTEZA
Resumo
Neste ensaio apresento algumas considerações quanto à determinada passagem da obra On Certainty de Ludwig Wittgenstein. Meu objetivo ao apresentar estas considerações é analisar o argumento de Wittgenstein quanto às diferenças entre evidências para a verdade de uma afirmação. Wittgenstein usa como exemplo para discutir a relação entre evidências e circunstâncias o caso de contradição entre George Moore e que ele denomina por "os católicos". O interessante nesta discussão é que Wittgenstein afirma que Moore seria contraditado pelos católicos e não "negado". A partir da contextualização desta discussão tento mostrar que existe uma ligação entre evidências para a verdade de uma afirmação e as circunstâncias particulares de onde retiramos estas evidências. Antes de incidir em relativismo quanto ao conhecimento, Wittgenstein nos mostra que as evidências são orientadas por nossa imagem de mundo. Para discutir este argumento apresento, primeiramente, uma contextualização da questão; num segundo passo discuto a contradição entre Moore e os Católicos. Minha intenção é mostrar que a contradição ocorre entre duas imagens de mundo. Por fim discuto e analiso a expressão "teria de me resignar" usada por Wittgenstein no que diz respeito à diferentes imagens de mundo que podem entrar em conflito.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)