SOBRE A SINTAXE LÓGICA NO TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS
Resumo
Neste artigo, complemento uma intuição de Ian Proops para o qual a sintaxe lógica no Tractatus Logico-Philosophicus é teoria do simbolismo. A teoria do simbolismo é a teoria da figuração. Esta é um conjunto de sete condições que uma proposição elementar deve satisfazer. Desse modo, se a teoria do simbolismo é a teoria da figuração, e se a teoria da figuração é um conjunto de condições, então a sintaxe lógica é um conjunto de condições. Estas condições mais a noção de operação formal fornecem o que é necessário para obter-se proposições complexas a partir de proposições elementares. Com isso, também esclareço alguns aspectos da discussão entre Cora Diamond e Peter Hacker sobre a sintaxe lógica no Tractatus.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)