IS ONTIC STRUCTURAL REALISM A VIABLE FORM OF NATURALIZED METAPHYSICS?
Resumo
Às vezes o naturalismo é apresentado como uma visão de mundo geral. Na maioria das vezes quando o naturalismo é assim apresentado, ele é identificado com o fisicalismo: a visão de que tudo é físico ou em algum sentido dependente do que é físico. Mas o fisicalismo enfrenta um problema muito sério e bastante conhecido, o dilema de Hempel. O problema pode ser colocado do seguinte modo: quando dizemos que tudo é físico, o que fazemos é utilizar o termo “físico” como é concebido pelo fisicalismo. Significamos o físico em termos da física atual? Se sim, então essa visão é provavelmente falsa. Esperamos que a física atual possa ser revisada assim como a ciência, a qual se desenvolve em caminhos desconhecidos, e, assim, algumas das reivindicações atualmente aceitas pelos físicos possam ser rejeitadas como falsas no futuro. Queremos com isso alguma física futuramente idealizada? Desde que não temos ideia do que essa física futuramente idealizada seja, não temos uma ideia real de qual é o conteúdo que o fisicalismo deve ter sob tal definição. Se nos dizem que física aqui significa apenas a disciplina que abarca todos os fatos dos quais todos os outros fatos são dependentes, então as reivindicações do fisicalismo são tautológicas.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)