ANTERIORIDADE ÉTICA E ALTERIDADE EM EMMANUEL LEVINAS
Resumo
O presente estudo examina a partir do pensamento de Emmanuel Levinas a anterioridade ética e alteridade. Levinas verifica que o primado filosófico do pensamento ocidental é a ontologia. Sendo a ontologia a filosofia primeira o outro é pensado a partir do mesmo. Por conseguinte, ele propõe a ética como filosofia primeira. A ética fora das categorias do ser, fora da racionalidade. Levinas sendo um grande estudioso da fenomenologia de Husserl verifica que o intelectualismo, sobretudo, a intencionalidade também eliminou a alteridade, o outro passou a existir dentro da consciência do sujeito transcendental. O limite dessa intencionalidade é a incapacidade receber o outro como outro. No entanto, busca na consciência intencional a pré-intencionalidade, a anterioridade.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)