GÓRGIAS E A RETORICIDADE: ONIPRESENÇA E ONIPOTÊNCIA DA CAPACIDADE RETÓRICA
Resumo
Este artigo apresenta algumas considerações gorgianas sobre a retórica a fim de contrabalançar a visão da retórica clássica exposta por John Bender e David Wellbery, no interior de suas cinco teses históricas sobre o ressurgimento contemporâneo dessa arte e seu enfraquecimento na Modernidade. Depois de breve introdução ao tema (I), explico as teses de tais autores, seu conceito de retoricidade e sua concepção da retórica clássica (II). Analiso então aspectos da retórica grega (III) e três teses de Górgias que contrabalançam a concepção dos autores: a) a indeterminação genérica da retórica, b) a instanciação do discurso sobre a verdade/conhecimento e c) a sua aplicação a contextos não-técnicos e desinstitucionalizados (IV). Minha conclusão é de que Górgias está muito mais próximo de uma situação de “retoricidade” do que julgam tais autores.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)