IS DIOGENIANUS (APUD EUS., PRAEP. EV. VI 8) A SOURCE FOR CHRYSIPPUS’ REPLY TO THE IDLE ARGUMENT?
Resumo
Este texto avalia o testemunho de Diogeniano (apud Eus., Praep. Ev. VI 8) como fonte para a resposta de Crisipo a uma objeção contra o determinismo estoico. Sustento que a objeção em questão guarda relações com o Argumento Preguiçoso como reportado por Cícero e Orígenes, mas, diferentemente deste, lida com as noções de “aquilo que depende de nós” (τὸ παρ’ ἡμᾶς), “aquilo que procede de nós” (τὸ ἐξ ἡμῶν) e com a questão da imputabilidade.Palavras-chave: Crisipo; Argumento Preguiçoso; “o que depende de nós” (τὸ παρ’ ἡμᾶς); “o que procede de nós” (τὸ ἐξ ἡμῶν); imputabilidade.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)