A ESFERA DOS DIREITOS: AS ORIGENS DO POLÍTICO E O PROCESSO DE AFIRMAÇÃO DO CONSTITUCIONALISMO NA AMÉRICA
Resumo
A crise das democracias ocidentais contemporâneas conecta com o déficit de eficácia dos direitos humanos e liberdades que ela pretendeu assegurar. Este artigo procurará retomar alguns dos conceitos políticos e constitucionais que orientaram o período fundacional norte-americano e projetar sua relevância no debate contemporâneo sobre a democracia. Para cumprir este objetivo propomos a análise de alguns tópicos dos trabalhos político-constitucionais de Jefferson e de Madison acerca dos conceitos que inspiraram o debate e criação do caldo cultural político e jurídico da vida pré-constitucional norte-americana. A partir desta abordagem pretendemos analisar algumas das conseqüências junto a cultura democrática do mundo ocidental e que podem ser encontrados à raiz de seus momentos de crise.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)