O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE DE HANS JONAS E A TELEOLOGIA OBJETIVA DOS VALORES
Resumo
A ética jonasiana do futuro não substitui as doutrinas éticas tradicionais. Trata-se de atender ao novo desafio da responsabilidade para com a civilização tecnológica. Hans Jonas acentua a relevância do significado do saber empírico para a ética direcionada ao futuro da humanidade. Uma ecoética com pretensão integradora deve lidar com situações complexas, oneradas por custos, riscos e incertezas de proveniência ecológica, econômica, jurídica, política e/ou social. O princípio de Jonas pode contar com o ceticismo da cultura frente ao progresso das ciências e da aplicação tecnológica do conhecimento.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)