FILOSOFÍA DE LA HISTORIA Y ÉTICA DEL FUTURO
Resumo
Os temas “filosofia da história” e “ética do futuro”, inferem que a responsabilidade para com as futuras gerações deve ser entendida como um problema concreto da filosofia da história. O argumento implica uma hipótese que sugere que o futuro, como tal, é história, ou que pertence à própria história. O conceito é, obviamente, um contra-senso, uma vez que entendemos a história como uma entidade que inclui os eventos já ocorreram. Este é o caso específico da historiografia, que reúne e apresenta em um nível discursivo, eventos passados. No entanto, para tratar do futuro e da reflexão ética como um problema específico da filosofia da história, apesar do exposto, procederei aqui por meio da distinção entre um entendimento forte e um fraco entendimento da filosofia da história.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)