LIBERDADE NA NECESSIDADE OU A RESOLUÇÃO DO DUALISMO SEGUNDO JONAS
Resumo
O artigo tem o objetivo de abordar o dualismo, um tema bastante recorrente na obra jonasiana, desde o período que antecede a sua reflexão ética. Problema cujo enfrentamento, Jonas considera indispensável para possibilitar sua discussão ética propriamente dita. E que persiste ao longo de toda sua reflexão, como se pode ver no texto escolhido para conduzir a exposição, intitulado “Evolução e liberdade”, publicado quatro anos depois de O Princípio Responsabilidade. Mais que apresentar um aspecto menos abordado do conjunto do pensamento do autor; trata-se de iluminar a conexão entre essa questão basilar e a formulação ética que o projetou na cena filosófica mundial.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)