JONAS E O ENALTECIMENTO DA HEURÍSTICA: A RESPONSABILIDADE FRENTE AO FUTURO AMEAÇADO
Resumo
Jonas enfoca a dimensão futura do agir humano. De certa forma, essa projeção nasce de sua vinculação com o judaísmo. O autor se insere no contexto da filosofia moderna alicerçada em um pensamento pós-metafísico, em que a noção de futuro permaneceu ausente. O debate ganhou espaço com o avanço da ciência, que projetou um estilo de vida muito mais próximo às possibilidades da própria ciência do que em relação aos aspectos metafísicos ou ontoteológicos. Com Jonas, o diálogo da filosofia com as ciências retoma a reflexão acerca do futuro, aspecto ligado ao devir das próximas gerações e também em relação ao próprio planeta.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)