ÉTICA DA RESPONSABILIDADE E ÉTICA DO DISCURSO: AS PROPOSTAS DE HANS JONAS E KARL-OTTO APEL
Resumo
Este trabalho pretende apresentar de modo resumido a defesa de uma ética da responsabilidade nas abordagens de Hans Jonas e Karl-Otto Apel. Apesar de concordarem quanto aos problemas emergentes em nossa época e a urgente necessidade de uma ética universal e voltada para o futuro da humanidade, os autores seguem caminhos divergentes em suas respectivas formulações. É necessário situar a perspectiva em que cada um deles se coloca para dar conta do problema. Enquanto para Jonas a preocupação é oferecer uma resposta mais concreta ou prática, Apel trata de resolver o problema primeiramente no plano teórico. Mesmo seguindo caminhos diferentes, são duas perspectivas contemporâneas que se propõem a oferecer uma resposta para os problemas de nossa época. É preciso elucidar se são propostas incompatíveis ou apresentam traços de complementariedade.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)