A ÉTICA DA RESPONSABILIDADE EM ARENDT E JONAS
Resumo
Hannah Arendt e Hans Jonas conceberam uma ética que se denomina de “ética da responsabilidade”. A ética, em Arendt, visa à política, e em Jonas, o futuro. Arendt entende que cabe à política pensar e organizar o presente visando ao futuro. Em Jonas, a ética relaciona-se com a política, mas ele não centraliza sua discussão nela. Assim, pode-se questionar se as duas éticas apregoam um mesmo conteúdo, ou se divergem, e, em ambos os casos, em quais conteúdos e momentos. E ainda, o que Arendt e Jonas agregam de novo ao pensamento ético, e em especial, o que cada um aporta de específico que torna suas concepções tanto atuais quanto relevantes.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)