THOMAS REID, O MÉTODO DE FILOSOFAR E A REJEIÇÃO DO CETICISMO
Resumo
O presente estudo tem o propósito de descrever e analisar um elemento da crítica de Thomas Reid (1710-1796) ao ceticismo. Em boa medida, o cerne dessa é a sua crítica à “teoria geral das ideias”. Uma parte menos explorada dessa crítica, e que é o seu pano de fundo, é a concepção reidiana sobre o método de obtenção das verdades filosóficas. Aqui, um item central é a reflexão sobre a adoção de certas “regras do filosofar” de acordo com Reid. A relevância do estudo da concepção do método filosófico, em Reid, pode ser apontada ao lembrar que, em toda a construção de sua teoria sobre as fontes de conhecimento e os princípios do senso comum, as “regras” são rigorosa e universalmente aplicadas. O seu método possibilita entender, ademais, o tipo de rejeição do ceticismo epistemológico que Reid poderá construir.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)