O PROBLEMA DA TÉCNICA E A CRÍTICA À TRADIÇÃO NA ÉTICA DE HANS JONAS
Resumo
Em seu principal escrito sobre ética, Hans Jonas propõe um novo conteúdo para a ética e um novo sentido para o que denominamos como responsabilidade. Na base de sua proposição de uma teoria da responsabilidade destacam-se três pontos fundamentais: 1) a crítica às éticas da tradição; 2) o problema da técnica e; 3) a heurística do temor. Estes são imprescindíveis para a legitimação e compreensão da afirmação de Jonas de que “os novos tempos exigem uma nova ética”. Por meio do presente estudo pretende-se reconstruir os principais argumentos de Jonas relativos aos três pontos mencionados.(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)