O ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO DA PSICANÁLISE FREUDIANA: ENERGÉTICA E HERMENÊUTICA
Resumo
O propósito deste trabalho é discutir o estatuto epistemológico da psicanálise freudiana, através dos conceitos de energética e de hermenêutica. Para alcançarmos nosso objetivo partiremos da hipótese de que a interpretação é um dos elementos fundamentais que caracterizam o estatuto desta psicanálise. De fato, Freud, apesar de ter considerado a psicanálise como uma ciência natural, não restringe seu tratamento dos fenômenos psíqui-cos e endopsíquicos a uma mera análise objetiva tal como feita pelas ciências empíricas, as quais pretendem tratar seus objetos como uma realidade externa ao pesquisador; nesse sentido, ele sente a necessidade de criar novas condições experimentais e teóricas para conseguir lidar com as dimensões intencional e causal em que se processa a dinâmica mental humana. É aqui que entra a interpretação enquanto instrumento de compreensão desta última.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)