EXPLICAÇÃO CAUSAL NA FILOSOFIA DE FRANCIS BACON E O MODELO PADRÃO DE EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA
Resumo
Examina-se neste ensaio o conceito baconiano de causa - em especial, o de causa formal. Para tanto, algumas noções capitais da filosofia de Bacon serão apresentadas, como a divisão da ciência em seus aspectos teórico e operativo. Propõe-se aqui uma interpretação do conceito de causa formal com base nas noções de suficiência e necessidade. Discutir-se-ão algumas conseqüências dessa análise para a compreensão do conceito de explicação científica. Argumenta-se que conceito baconiano de explicação causal não é incompatível com o modelo hempeliano de explicação científica. Por fim, conclui-se que explicar um fenômeno, de acordo com a teoria baconiana da ciência, consiste em descobrir a lei causal que governa seu comportamento – ou seja, sua causa formal.Downloads
(1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)